sexta-feira, 4 de junho de 2010

Um super Protesto!

Agora não vou falar de wow mas sim de uma grande iniciativa de uns jovens na Cidade de Porto Alegre que me chamou a atenção muito mais que os atentados tão repetidos ai pelo nosso mundo a fora. (Afinal de conta nossa mídia diz sobre as tragédias, mas o que cada autoridade faz?).
Como eu vi essa matéria postada em um forum que um amigo meu acessa decidi procurar por ela na web...

Achei no blog Pretinho Basico o texto abaixo:

Brigada Militar chegou a algemar jovens por suspeita de que estivessem pichando o local.

Um equipe de reportagem da RBS TV flagrou jovens protestando contra a poluição com uma mensagem na parede do Túnel da Conceição, no centro de Porto Alegre, durante a madrugada. Guarda Municipal e Brigada Militar abordaram o grupo e chegaram a algemar alguns deles por suspeita de que estivessem pichando o local

Mas, no lugar de tinta, spray e pincéis, eles tinham vassouras, água e detergente. A mensagem que parecia ter sido escrita na parede havia sido criada a partir da limpeza da fuligem acumulada.

— "Essa é uma sujeira que a pessoa passa e se acostuma a ver. Só que ela não percebe que isso é sujeira, que esse preto é fuligem dos carros. Isso ajuda a mostrar que cada vez ela tá passando em um lugar mais poluído sem perceber e que piora a saúde da população inteira — explica Felipe Vincensi.
Depois de esclarecido o mal entendido, o grupo de estudantes foi liberado e continuou a limpeza, com autorização da Brigada Militar.

— Verificamos que não era pichação. Que eles estavam limpando a parede, escrevendo “Por uma Porto Alegre limpa”. Eles foram orientados e vão continuar com esse protesto de limpeza. Eles não estão fazendo um ato de vandalismo — afirmou o sargento Gilberto Luís Vaz.
A mensagem deve continuar na parede até que alguém decida limpá-la ou a fuligem volte a cobrir a escrita.

— A pichação suja a cidade e deixa ela feia. A gente queria mostrar de uma outra maneira que é possível passar uma mensagem para a população — justificou o estudante Eduardo Biermann.

Depois disso fui atraz do site da RBS para saber mais do ocorrido em questão e então segue a entrevista feita pelo jornal ZERO HORA:

“Queremos só passar um recado para a população”, diz estudante que "pichou" Túnel da Conceição

Estudantes usaram material de limpeza para escrever Por uma Porto Alegre Limpa no túnel

 Estudante do 7º semestre de Publicidade, Eduardo Biermann, 20 anos, e outros quatro amigos, equipados com vassouras, baldes, panos, água e detergente, usaram o material de limpeza para escrever "Por uma Porto Alegre Limpa". A seguir, uma síntese da entrevista concedida pelo futuro publicitário na tarde de ontem:
ZH – Por que vocês resolveram escrever aquela frase?

Eduardo Biermann –
Tendo em vista a Semana do Meio Ambiente, a gente pensou: por que não fazer uma ação para mostrar o quanto a gente suja a cidade? Fazendo uma limpeza como a gente fez no túnel, na verdade, uma pichação inversa, a gente mostra o quanto as paredes estão sujas. A cor que está lá, marrom escuro, não é marrom escuro, mas sim marrom bem clarinho. A ideia era mostrar para a população o quanto a gente suja a cidade e não percebe.

ZH – Quando vocês decidiram escrever aquela frase?

Biermann –
Na faculdade, na quinta-feira passada, decidimos escrever algo, mas não sabíamos qual a mensagem. Só decidimos a frase por volta da meia-noite de segunda-feira. Quando a gente estava acabando o segundo “e” do Alegre, a polícia chegou. Aí, todo mundo foi para o chão.

ZH – Com foi a abordagem?

Biermann –
Foi tensa e, digamos, um pouco agressiva. Mas eles viram que não éramos pichadores e que estávamos apenas passando uma mensagem. A gente não tinha spray. Os únicos itens que a gente tinha conosco era água, papel, vassoura, pano e alvejante. Depois, foi tranquilo.

ZH – Eles deixaram vocês concluir a frase?

Biermann –
Sim, eles ficaram ali até a gente acabar e foram embora.

ZH – O recado é para quem?

Biermann –
O recado não é destinado a ninguém, mas a todos. A gente polui, joga papel no chão, faz um negócio meio involuntário.


ZH – Vocês sabiam que a prefeitura vai limpar a frase de vocês?

Biermann –
Limpar o que nós escrevemos?

ZH – É o que nos disseram?

Biermann –
Não estava sabendo.

ZH – E o que você acha?

Biermann –
Cara... Agora me pegou de surpresa. Se eles forem limpar todo o túnel, ok, o túnel vai ficar limpo. De alguma maneira, incomoda quem governa o fato de a cidade estar suja. Mas não é o nosso interesse atingir estas pessoas. Queremos só passar um recado para a população.

E promessa é divida a prefeitura cumpre o que falou que faria...

DMLU apaga "pichação limpa" de estudantes no Túnel da Conceição, na Capital

Mensagem foi escrita na madrugada de terça-feira por universitários

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana apagou, no início da madrugada desta quarta-feira, a frase escrita na parede do Túnel da Conceição por estudantes em protesto contra a poluição na Capital. Com um jato d'água de um caminhão-pipa, a sentença "Por uma Porto Alegre Limpa" sumiu em poucos minutos.

De acordo com o DMLU, a limpeza completa no túnel não foi feita nesta ação, mas deve acontecer nos próximos dias. Apenas o local em que a frase foi escrita é que foi atingido pela limpeza.

A sentença havia sido grafada na parede do túnel com vassouras, água e sabão por estudantes de Publicidade e Propaganda na madrugada de terça-feira. Segundo os autores do protesto, a intenção era alertar a população para a poluição que atinge a cidade.

Veja como ficou o local:


Interessante não acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário