quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Questões: Moral Vs Jogos ( Ou o que é ser Herói?)

Depois de acompanhar excelentes posts como:

Somos todos anti-heróis no blog Lucipherus e Tortura e interrogatório no WOW no blog WOW DestinyBr, sem esquecer o meu post sobre o "Projeto de Lei contra jogos imorais". Vi que essa corrente é especial.

Na verdade importante.

Tropa de Choque Preparada para o Combate
Mas nós brasileiros somos o consumidor final de uma empresa que segue as regras e censura de seu país, porém que se adequa até as leis de países que não permitem que se mostre "carne, esqueletos" de seres, humanos, animais ou seres de fantasia!

Mas até que nível uma censura seria sadia?
Ou melhor, até que nível a liberdade de expressão pode ser usada para criar uma história mais envolvente?

Em um cenário de guerra, matar o inimigo é mais que simples assassinato, é garantir a sua vida, a vida de seus companheiros e claro de pessoas que podem não estar envolvidas mas que futuramente poderiam ser vitimas de alguma forma pela influencia do inimigo.

Quer um exemplo real?

Soldado é Proibido Fumar em Serviço! A é só para fazer pose? Ok pode!

Veja o tráfico de drogas, que circula junto com o trafico de armas e de pessoas, roubos, sequestros e assassinatos.

Meu pai tem um ditado: "Matou pediu para morrer."
Então pergunto sempre: "Certo um bandido mata alguém merece a pena de morte, mas e quem mata esse bandido TEM de morrer?"
Meu pai diz: "Não o policial só fez o dever dele, tirando um bandido do mundo para proteger as pessoas decentes e trabalhadoras".

Mas como dizem:

"O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente." Então nem preciso dizer mais nada sobre esse pensamento do meu pai.

Eu nao acredito que exista um soldado assim, ok isso deve ser da religião dele.- Mas que faz ele parecer um personagem de um jogo isso faz.

Heróis, são os policiais que além de trocar tiros com bandidos ainda tem que socorrer tal individuo para que ele não morra agonizando.

Mas e nos mundos de fantasia?

Lá nos mundos de fantasia invadir a base de bandidos é por sua vida em risco, que nós heróis não temos medo de realmente morrer porque temos o Spirit Healer para nos devolver a vida, porém se não existi-se tal opção?
A saída seria juntar com outros 4 jogadores e subir no castelo onde aquele necromante está matando tudo a sua volta e trazendo a vida como escravos assassinos sem alma! (Nossa me senti o BOPE!)

As mecânicas e jogo lhe permitem fazer tais façanhas por ser apenas um jogo, você vê o fantasioso, o inventado para ser divertido, diferente do que aconteceu recentemente no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro.

Mídia em cima, população atenta, cansada de ver tais coisas acontecerem, todos nós queremos um basta, que as forças armadas da lei, ponham todos os bandidos no seu devido lugar e os cidadãos de bem fiquem seguros para trabalhar, que possam ter melhoria na sua área para poderem estudar e viver.

Então olhando para o jogo, Horda e Aliança, cada qual com, seus povos suas civilizações, seus costumes, suas leis. Ambas são inimigas por causa de um passado triste, de guerras geradas por seres ancestrais e demôniacos, então a ferida esta bem funda.

Porém mesmo com essas feridas há locais onde as raças podem conviver enquanto acatam as leis locais, claro que se um orc assassina-se outro em plena praça publica de Orgrimmar, ele seria detido pelos Grunts (Guardas da Cidade) e levado para interrogatório, porém se o mesmo orc mata-se um humano que apareceu com intenções de matar o seu rei esse mesmo individuo se tornaria um Herói-de-guerra!

Capitão Nascimento Tem Certeza que este cara existe? Parece que é CG de um jogo!

O heroísmo esta em muitas ações simples, e em tantas outras complicadas, voltando ao Rio de Janeiro o caso de um garoto foi baleado por traficantes porque se recusou a queimar carros foi uma atitude digna de um VERDADEIRO HERÓI!

Já outros garotos não tem tanta vontade de vencer com as regras do jogo que é nossa economia, então partem para o crime ( mais por falta de orientação adequada), ou são literalmente tragados para o mundo da guerra do trafico.

Só que os casos de jovens de bem que lutam contra a própria pobreza, falta de recursos, falta de incentivo do seu governo municipal ou mesmo federal, que resolve encarar o maior desafio, trabalhar e estudar ao mesmo tempo para poder então conseguir aquela vaga rara ( que na nossa constuição diz que todos nós temos direito a educação) em um curso super concorrido em uma Universidade Publica. Eles são heróis.

WEEE!Hahaha! Casa de Traficante vira parque para as crianças que sofriam com a opressão no complexo do Alemão. Viram isso é comportamento de heróis, tirar o malfeitor do seu lugar e devolver a liberdade da sociedade!
Mesmo aqueles homens e mulheres que varrem nossas ruas, os agentes de combate  a dengue, aos que trabalham diretamtente com o campo ou com o saneamento básico, merecem nosso respeito, admiração e tratamento digno de heróis, pois com o básico que eles fazem eles nos protegem de pragas, doenças e nos trazem o alimento.

Agora quanto mais opções nós tivermos nos jogos para decidir tais atos violentos ou não, mais o jogo se torna divertido ou até mesmo repulsivo, vai depender de como você olha e de como você interpreta uma cena, pois teve gente que repudiou a invasão ao Complexo do Alemão.

Não conseguir aceitar que há maldade lá fora e que ela deve ser escondida de seus filhos, é lhes tirar o maior de todos os ensinamentos:

O ensinamento da MORAL básica entre o bem e o mal.

Todos nós somos professores e alunos quando a questão é essa.

2 comentários:

  1. Muito bom, gostei.
    Somos paladinos urbanos numa selva de pedra lutando contra necromantes de gravata.
    Adorei seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. \O/Nem pensei muito nessa analogia! Adorei!

    ResponderExcluir