sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Arte da Guerra de Sun Tzu para Starcraft!

Post criado pelo jogador Fahamedi, baseado no clássico de Sun Tzu.

A Arte da Guerra de Starcraft por ser baseado em uma grande obra pode servir como tal para uma inspiração para melhorar partidas em qualquer jogo e até mesmo na vida social e trabalho, por isso digo que vale a pena ler o livro A Arte da Guerra, que tem tantas variações já que o mundo evoluiu desde a época de Sun Tzu, hoje em dia vemos "A Arte da Guerra Moderna" como também "A Arte da Guerra Para Gerentes".

Vale lembrar que isto também pode ser usado no WOW ao adaptar para raids, pvp de arena e claro BGs

Com a palavra Fahamedi:

"Desde que eu comecei a jogar starcraft II passei a ler esse livro "a arte de guerra" de Sun Tzu, achei interessante e resolvi fazer um resumo e adaptação do livro para ser aplicado ao jogo. Coloquei aqui só um pedaço do primeiro capítulo.

Eu gostaria de saber se vocês acharam interessante, se vale a pena eu colocar o resumo completo. Eu só não sei como faria para colocar todo o resumo já que ele tem mais de 18 mil palavras (tenho ele em pdf.).

Outro problema é que o resumo\adaptação tem muitas e muitas citações, porque a maior parte se aplica diretamente a nós e o autor é bastante objetivo, tem coisa que já está bastante resumida e simplesmente não tem o que dizer a mais. Por conta disso eu não sei se teria problemas com a editora e o tradutor do livro, com certeza não terei problemas com o autor já que ele morreu a mais de dois milênios. Gostaria do parecer dos moderadores."

A Arte da Guerra e o StarCraft II 

A arte da guerra foi escrito pelo general chinês Sun Tzu por volta do século IV a.C., é um tratado militar numa época em que a China estava dividida em diversos reinos e feudos independentes onde os conflitos entre si eram comuns. O livro é relativamente pequeno e dividido em treze capítulos, cada um abordando um aspecto diferente da guerra à época de Sun Tzu. Cada capítulo é composto por máximas que têm caráter geral, claro e objetivo. 

Apesar da antiguidade do texto, cerca de 2500 anos atrás, o seu caráter geral e filosófico pode ser prontamente aplicado aos dias de hoje, não somente em guerra armada, mas em outros ramos como economia e administração. 

O objetivo aqui é traduzir as idéias do texto para o contexto do starcraft 2. 

Sun Tzu, que foi um general bem sucedido, não escreve em seu livro uma fórmula mágica que irá sempre garantir a vitória, antes ele diz que cada batalha é única e exige uma estratégia única, o que ele expõe são as qualidades, condutas e posturas que todo general deve meditar e buscar e que são a base para maximizar as chances de vitória em todas as batalhas.


Os capítulos são:

1 - Da avaliação ..... Pág. 2 
 2 - Do comando da guerra ..... Pág. 4 
 3 - Da arte de vencer sem desembainhar a espada ..... Pág. 5 
 4 - Da arte de manobrar as tropas ..... Pág. 7 
 5 - Do confronto direto e indireto ..... Pág. 9 
 6 - Do cheio e do vazio ..... Pág. 11 
 7 - Da arte do confronto ..... Pág. 15 
 8 - Da arte das mudanças ..... Pág. 18 
 9 - Da importância da geografia ..... Pág. 22 
 10 - Da topografia ..... Pág. 25 
 11 - Dos nove tipos de terrenos ..... Pág. 29 
 12 - Da pirotecnia ..... Pág. 36 
 13 - Da arte de semear a discórdia ..... Pág. 39 

Abaixo dou minhas citações e interpretações de cada capítulo. 

Os textos entre parênteses e em itálico são citações diretas do livro. 

Este texto tem muitas citações pois o livro, em sua maior parte, se aplica diretamente ao jogo StarCraft 2. O autor já oferece os seus conceitos de uma forma bastante resumida. 

Capítulo 1: Da avaliação 

Neste primeiro capítulo Sun Tzu fala dos cinco fatores que atuam na guerra e que devem ser objeto de constante meditação de todo general, ele diz "A arte da guerra implica cinco fatores principais, que devem ser o objeto de nossa contínua meditação e de todo o nosso cuidado, como fazem os grandes artistas ao iniciarem uma obra prima. Eles têm sempre em mente o objetivo a que visam, e aproveitam tudo o que vêem e ouvem, esforçando-se para adquirir novos conhecimentos e todos os subsídios que possam conduzi-los ao êxito. Se quisermos que a glória e o sucesso acompanhem nossas armas, jamais devemos perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina". 

Doutrina: Entendo por doutrina um conjunto de princípios básicos que regem as ações de cada pessoa, suas escolhas. Nas partidas em grupo do starcraft 2 a doutrina é ter uma mesma forma de pensamento independente da vitória ou perda. Se é um espírito esportivo e gentil, que o seja independente da situação ou do adversário, a sua doutrina devepermanecer, se é persistente, que persista até o fim, se um xingador, que perca xingando. 

Tempo: O tempo é um fator extremamente vital, entenda por tempo saber quando permanecer e quando atacar, é saber quando o adversário está fraco, despreparado ou despercebido, ou quando ele está forte, ativo e marchando para o ataque, é saber quando expandir e quando permanecer. Em suma, deve-se procurar aprender os tempos certos para cada ação, nem muito tarde e nem muito, mas no tempo certo que maximiza as suas vantagens e minimiza as do inimigo.




Espaço: Sun Tzu diz: "O espaço, como o tempo. não é menos digno de nossa atenção. Se o estudarmos bem, teremos a noção do alto e do baixo; do longe e do perto; do largo e do estreito; do que permanece e do que não cessa de fluir". Deve sempre ser objeto de nossa atenção o terreno, conhecer as vantagens e desvantagens dos diferentes terrenos para usá-los a nosso favor. A idéia é sempre procurar tirar vantagem dos terrenos do mapa. 

Tempo e espaço são dois fatores que se conjugam, não há muita vantagem um sem o outro. Se o terreno é conhecido mas não se sabe a condição do adversário e a hora de atacá-lo, as chances de ganhar são reduzidas, da mesma forma conhecendo o tempo mas ignorando o espaço, o terreno, você não irá conseguir aproveitar o tempo da melhor forma possível devido à perda de tempo nos deslocamentos e paradas indevidas no mapa, juntamente com a falta de uso das vantagens do terreno, o que muitas vezes é a diferença entre vitória e a derrota. Espaço e tempo devem ser observados e usados conjuntamente, é a movimentação das tropas no tempo certo, sabendo do perto e do longe, sabendo da fraqueza ou força do adversário. É o fator espaço-tempo. Esse fator espaço-tempo requer duas habilidades cruciais, vigiar o mapa e espiar o adversário, descobrir tudo o que ele está fazendo, guarde essas duas coisas na mente e sempre as use. 

Comando: Um comentário que o autor faz sobre comando é "O conhecimento de todos os recursos, a coragem, a determinação e o rigor são as qualidades que devem caracterizar aquele que investe a dignidade de general", comando é saber administrar o exército tendo conhecimento de todos os seus recursos e visando sempre um objetivo. Por comando entendo o que nós já conhecemos como macro-administração, é comandar todos os seus recursos com objetivo e determinação. 

Disciplina: É a arte de ordenar as tropas, não ignorar nenhuma de suas funções de cada unidade e se informar detalhadamente de cada fator que pode influenciar o comando das tropas, nas palavras de Sun Tzu "não desdenhar o conhecimento exato e detalhado de todos os fatores que podem intervir; e informar-se de cada um deles em particular". A disciplina é o que nós conhecemos como micro-administração. 

Na nossa linguagem podemos resumir esses fatores em quatro fatores principais que devem sempre fazer parte de nossas considerações: Doutrina, espaço-tempo, macro e micro administração. Sun Tzu é bastante enfático nesses cinco princípios como ele diz "Se tu (...) calcares teus fundamentos de ciência militar sobre os cinco princípios que acabo de estabelecer, vitória será teu galardão. Em compensação, sofrerás as mais abjetas derrotas se, por ignorância ou presunção, vieres a omiti-los ou rejeita-los". 

Na continuidade do capítulo o autor apresenta uma série de dicas e considerações para avaliar as suas ações. Você deve estar ciente de suas capacidade e limitações, jamais comece um ataque ou uma expansão que não possa terminar. 

Um fator que aparece durante todo o livro é a dissimulação, você deve sempre fingir os estado de seu exército, se mostrar fraco e em pouco número, não devemos deixar o grosso de nossas tropas aparente a não ser que você queira exatamente isso. Nas suas palavras "Finge ser fraco a fim de que teus inimigos, abrindo a porta para a presunção e para o orgulho, venham atacar-te em hora errada, ou sejam surpreendidos e derrotados vergonhosamente. (...) Toda campanha militar repousa na dissimulação. Finge desordem. Jamais deixes de oferecer engodo ao inimigo, para ludibriá-lo. Simula inferioridade para encorajar sua arrogância. Atiça sua raiva para melhor mergulhá-lo na confusão. Sua cobiça o arremeterá contra ti e, então, ele se estilhaçará." 
 
Esteja atento e se prepare quando os adversários se concentrarem, e quando forem mais poderosos evita-os. 

Outra dica é sempre tentar perturbar o adversário de forma ludibriosa, isto é, ataques surpresas as pontos chaves do exército inimigo, armadilhas e barreiras pelo mapa.

Devemos ser precavidos e sempre procurar alternativas e recursos para o caso do exército principal ser dizimado, "Quão lamentável é arriscar tudo em um único combate, negligenciando a estratégia vitoriosa, fazer com que o destino de tuas armas dependa de uma única batalha!" 

Quando o oponente estiver unido, faça que ele se divida, quando ele estiver despreparado ataca, faça isso de onde ele menos espera, mas sempre tome o cuidado de observar o tempo, nunca aja antes da hora. 

Todas as nossas ações devem se basear em avaliações prévias, devemos ser extremamente cautelosos se as avaliações forem escassas e se não fazemos nenhuma avaliação ou cálculo, as chances de vitória são mínimas. 

Em resumo, os quatro fatores básicos devem sempre ser levados em consideração e cada situação avaliada e calculada, sabendo usar a dissimulação, armadilhas e ataques surpresas, para que a campanha tenha as melhores chances de vitória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário