domingo, 30 de janeiro de 2011

Opnião: "Bundas Brasileiras".- Vs Realidade Brasileira

Acabei de ler um texto excelente escrito pelo colunista do yahoo! Celso Athayde.

No quadro Opnião Nosso Mundo e com o Título Bundas Brasileiras

Ele nos apresenta o nosso país para nós mesmos e o país que outros veem lá fora.
Como muitos podem perder isto vou deixar aqui o texto na íntegra, que possívelmente vai ser usado por muitos professores para expor aos seus alunos o que nosso país é e o que vemos nele.

Ontem, no jantar, vi umas bundinhas na TV. Sim, eu comia um PF (prato feito) com dois amigos e um deles me mostrou uma cena da chamada preferência nacional. Era um programa voltado pro público feminino e a apresentadora entrevistava um empresário japonês que veio fazer divulgação de algo sobre tecnologia.
Enquanto eles falavam, umas moças dançavam, mesmo sem música, tipo no Pânico. Daí a apresentadora perguntou: “E o senhor já conheceu uma de nossas mulheres?” Antes mesmo de ele responder, ela continuou: “O que achou? Nossas mulheres são as melhores e mais lindas do mundo, né?!”

Evidentemente que eu já tinha escutado essa pergunta milhões de vezes, nos mais variados programas de televisão. Mas não sei porque, ontem não bateu bem. A impressão que dava é que ela perguntava se ele já havia experimentado um churrasquinho, ou seja, um produto nosso de exportação ou de sedução.
O senhor oriental, após a tradução, olhou para a apresentadora sorridente e para as bundas das dançarinas e deu aquele típico sorriso meio oculto e meio desavergonhado de quem já tinha, sim, experimentado uma brasileira num dia de folga!

Nem sei se deveria, mas me senti mal e ficava nítido que certas perguntas estão vestidas de um conceito anômalo, mesmo que sem intenção. Perguntar ao velho o que ele achou era ratificar um olhar que existe sobre nossas mulheres que, independentemente de serem sensuais e tropicalmente lindas, não precisam ser lembradas como algo vulgar pela mídia, a verdadeira valorização do conceito “bom, bonito e barato”.
Claro, podemos dizer que a realidade feminina hoje é melhor do que há cinquenta, cem anos, mas temos que ter cuidado para que aqueles que deveriam ajudar a diminuir a pressão sobre o país, considerado o paraíso da exploração sexual e do tráfico de mulheres, não confirmem a idéia de que “dançarina” seja a única profissão das brasileiras.

Nada contra a profissão, mas devemos concordar que essa não é uma característica tão marcante. É algo que está apenas no imaginário. Essa “cultura” está tão concentrada que até os vídeos de agências de turismo tiram sarro e claro, agridem a imagem da mulher brasileira, como este aqui:

Também achei um programa americano famoso, que falava que o Brasil está deixando de ser o país do carnaval, bunda e futebol, para ser o país das riquezas naturais e boom econômico. Inclusive, o cara da TV americana falou que às vezes tem a impressão de conhecer melhor o Brasil do que alguns brasileiros que ainda não viram a potência econômica que é o nosso país, pois ainda focam apenas nas bundas.
E o pior é que o gringo não deixa de ter razão. Nós gostamos de vender as nossas bundas. E quem vende não pode reclamar do comprador. Se abriu o bar, vai ter que aturar o bêbado. Mas será que alguém se importa com isso?

Abaixo, o vídeo do programa: ( Matéria do 60minutes)


Agora para quem acha que o video da propaganda da agencia de viagem é falso aqui está uma matéria do Fantástico, datada (28/03/10) vá direto ao minuto 1:11 que é quando o quadro do Detetive Virtual fala sobre a polemica propaganda!

Sinceramente, espero que muitos peguem a parte boa da matéria apresentada aqui e a do 60minutes e transformem isso na sua vida e claro até mesmo no WOW, como educação com os estrangeiros e lembrem que nós quem somos os convidados a jogar.

Agora lembrem que a Blizzard acredita em nosso mercado, então vamos acreditar nela e fazer o máximo possível para que os jogos da Blizzard venham para o nosso idioma. Sim só assim para venderem, mais e lucrarem e óbvio investirem em nosso mercado e contratarem mais dos nossos brasileiros para trabalhar com eles lá na sede ou em uma filial física em nosso país.

Os campeonatos de Starcraft2 estão ai, vai saber o que a Blizzard está preparando para o PVP de Diablo 3 e como ela pretende fazer com o PVP do WOW em um futuro próximo.

Um comentário:

  1. É aquela velha historia de "se um faz todos devem fazer"
    já vi muita gente reclamando de preconceito por ser brasileiro nos mais variados servers de wow (tem até um post no WoW Girl sobre isso)

    Não estou dizendo q estão certos em nos julgarem.
    Mas como ja foi citado em alguns comentarios no blog WoW Girl,a maioria dos estrangeiros pensam que somos rudes(no caso do WoW) dentro do jogo.
    Imagine oq eles pensam que somos fora dele.

    O fato é, existe sim, muito brasileiro mal educado.
    Não estou dizendo q todos são.
    Mas chegou num ponto onde até os proprios brasileiros do Gurubashi ou do Warsong se mudam pra outros servers por causa da falta de educação dos outros.

    ResponderExcluir